Maputo, 5 de Julho de 2011
Informações Sobre a Formação Profissional Abaixo Indicada, Contacte:
César Rodrigues Diniz
Auditor Acreditado de Higiene e Segurança no Trabalho - Licença n0 95JHB00002
Formador da NOSA qualificado em ministrar versão língua portuguesa do SAMTRAC (Curso Avançado de Gerenciamento de Riscos)
Formador na Vale Moçambique SA das RAC's números 1,2,3,4,5,6,7,8,10 e 11(Requisitos de Actividades Críticas) bem como de Permissão de Trabalho (PT e PTE) e Análise de Risco da Tarefa (ART).
Telefone Fixo: +258 21 313 296
Telefone Móvel: +258 82 480 4240 ou +258 84 518 1066 ou +258 86 370 7117
Endereço Correio Electrónico: dinizcr@gmail.com
ALGUMAS DAS EMPRESAS CUJOS TRABALHADORES FORAM FORMADOS PELO AUTOR DESTE BLOG
Mozambique Airport Handling Services MAHS, IRCA International Risk Control Africa (Pty) Limited, Mozal S.A.R.L., ECL Serviços Limitada, EP Recruit Limitada, G4S, BMG Business Management Group, Sasol Petroleum Temane Limitada, Somoestiva S.A.R.L, CIMPOR - Cimentos de Moçambique SA, DP World Maputo Port Container Terminal, Total Moçambique SARL, Kenmare Resources PLC, Coca - Cola Sabco (Moçambique) S.A.R.L., em Chimoio, Nampula e Maputo, STAM Sociedade Terminal de Açúcar de Maputo, Empresas do Grupo Visabeira (TVCabo, Hidro África, Televisa, Imovisa, Electrotec, Turvisa) Açúcareira de Moçambique SA - Mafambisse (Tongaat Hulett), Açúcareira de Xinavane SA (Tongaat Hullet), BP Moçambique Limitada (Air BP), Matola Gas Company (MGC), Vale Moçambique SA em Moatize e Beira, Mota-Engil Blantyre Malawi, Stefanutti & Stocks Moçambique Limitada, BP Moçambique Limitada (Air BP), Cervejas de Moçambique S.A.R.L. (CDM), Moçambique Holdings Limitada, Sidra Motors Limitada, Tokyo Cars Limitada, Shangai Comercial Limitada, Basra Motors Limitada, Hina Motores Limitada.
SAÚDE OCUPACIONAL, SEGURANÇA, HIGIENE SEGURANÇA NO TRABALHO, MEIO AMBIENTE (SOSHSTMA)
É na práctica um conjunto de regras que o Homem deve observar para conservar a saúde no sentido mais favorável do seu próprio desenvolvimento, e ainda as acções tendentes a identificar riscos de incidentes de trabalho e doenças profissionais, para depois os minimizar ou eliminá-los:
TEM COMO OBJECTIVOS
Evitar acidentes de trabalho;
Evitar doenças profissionais;
Evitar danos materiais e humanos;
Prevenir e combater o HIV/Sida no local de trabalho;
Prevenir e combater incêndios;
Estar preparado para emergências;
Criar condições seguras e mais eficazes de trabalho que proporcionem maior eficiência dos trabalhadores nos seus postos de trabalho e consequentemente o aumento de produção e productividade no mesmo trabalho.
DESCRIÇÃO DAS ACTIVIDADES DE FORMAÇÃO EM SOSHSTMA
Em função das necessidades dos nossos clientes; como o número de pessoas a formar, período de tempo disponível para concluir a formação, número de sessões e tipo de formação a ministrar, etc., rápidamente afecta - se um ou mais formadores para leccionar o tipo da formação seleccionada ou realizar trabalhos relacionados com higiene e segurança no trabalho.
Tenho capacidade para como formador ministrar as sessões de formação em língua portuguesa ou inglesa, demonstrada pelos contratos cumpridos na fundição de alumínio Mozal em 2005, onde foram formados 2589 trabalhadores por 5 formadores, e em 2006, com 2 formadores onde foram formados 3223 trabalhadores em vários tipos de formação. Em 2007 e 2008, formamos na Sasol Petroleum Temane mais de 1154 trabalhadores em vários tipos de formação sobre Higiene e Segurança no Trabalho, com particular destaque para o de Condução Defensiva, que contribuiu decisivamente para a redução de acidentes de viação nas operações da Sasol em Temane e Pande.
CONDIÇÕES GERAIS PARA MINISTRAR FORMAÇÃO SOBRE SOSHSTMA
Proponho ministrar as formações, abaixo indicadas, em língua portuguesa ou inglesa consoante necessidade específica da entidade que me contractar, como formador, que se deslocará às instalações da empresa que contractou a formação, ou em sala de um centro de negócios de um hotel, depois de arranjos prévios. Fundamentalmente sou muito flexível, estou preparado, para me adaptar, a qualquer lugar minímamente confortável.
<FORMAÇÃO PARA REPRESENTANTE DE SOSHSTMAstrong>
Esta formação tem 193 diapositivos de "Microsoft Power Point" e inclui um teste de competência de 42 perguntas de múltipla escolha, um manual de formação em papel impresso no qual os 164 diapositivos estarão impressos a cores, (4 por folha de papel A4) que o formando receberá no início da formação, que passará a ser sua propriedade, para referência futura. Dependendo da classificação (nota) obtida (mínimo 60%) no teste de competência de 42 perguntas de múltipla escolha, um certificado de competência será ou não emitido. O formando que não atinja a percentagem mínima de 60% terá direito a uma 2a chamada do teste de competência, no máximo até 30 dias depois da frequência da formação, sem qualquer custo financeiro. Contudo se antes da 2a chamada o formando quiser uma manhã adicional de explicação (3 horas) dos conteúdos da formação, poderá ser feita mas contra o pagamento de um custo a indicar. Em todos os casos, nenhum retorno do valor pago originalmente, será devolvido.
A duração da formação será de um dia = 8 horas com direito a 2 intervalos com café, chá ou água, biscoitos, bolachas e um almoço volante para cada formando, cujo valor estará incluído no valor inicialmente pago pelo formando para assistir à formação.
Objectivo da Formação: Para fazer os participantes compreenderem, conceitos básicos nas 5 áreas (Saúde Ocupacional, Segurança, Higiene e Segurança no Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade), os quais incluem definições importantes como as de saúde ocupacional, segurança, incidente, fórmulas de medição de desempenho de Higiene e Segurança no Trabalho, ciclos de vida, aspecto, impacto, poluição, mudanças climáticas, qualidade, sistemas de qualidade e normas de qualidade apenas para mencionar alguns, afim de transmitir aos participantes conhecimento e comprensão básica sobre SOHSTSMAQ, e daí progredirem para níveis mais altos e profundos nas 5 áreas mencionadas, afim de mobilizar os outros trabalhadores para uma melhor compreensão das prácticas SOHSTSMAQ e usar os recursos humanos e materiais da companhia privada ou pública, firma, instituição, para a qual trabalha de uma maneira mais eficiente e productiva.
Esta Formação Destina - se a: A qualquer trabalhador que pertença ao nível hierárquico básico, que não tenha conhecimento de assuntos de SOHSTSMAQ e também aqueles trabalhadores cujo o anterior bom desempenho profissional deu confiança ao empregador, para o nomear Representante de SOHSTSMA, na companhia, firma, instituição, departamento, sector, secção, equipa de trabalho quer nos termos da Lei Laboral Moçambicana 23/07 Artigo 217 Parágrafo 3 de 1 Agosto ou Secções 17 e 18 do OHS Act 85 de 1993 da República da África de Sul.
Preço: O preço de lista público, em instalações próprias, por participante individual será 20.000,00 Meticais (Vinte Mil Meticais) pago antes da formação começar a ser ministrada, e que dará direito ao participante ao manual de formação impresso a cores, 2 intervalos com café e biscoitos e bolachas e 1 almoço volante durante 1 dia de duração da formação.
Uma qualquer empresa, instituição ou parte interessada, disponibilizar instalações (sala de formação) para ministrar a formação;
Uma qualquer empresa, instituição ou parte interessada, prever um número elevado de formandos a participar, acima de vinte e cinco (25);
Uma qualquer empresa, instituição ou parte interessada imprimir ao seu custo, todos os manuais de formação dos participantes a formar, necessários;
Uma qualquer empresa, instituição ou parte interessada, fornecer já confecionada as bebidas e comidas necessárias aos intervalos da manhã e tarde e ao almoço durante a formação.
Quando: A formação poderá ser feita em Maputo no Bairro Central em instalações próprias, em qualquer data a combinar, se houver no minímo duas inscrições pagas adiantamente, isto é confirmadas. Poderá também ser feita, em data a agendar, em qualquer outro ponto de Moçambique, desde que o interessado nesse ponto do país (empresa, instituição ou não) crie todas as condições logistícas necessárias para ministrar a formação, que serão negociadas caso a caso, dependendo onde geográficamente se localiza o local.
Pagamentos: Podem ser feitos por transferência bancária sem qualquer tipo de prestações ou pagamentos parciais depositando na conta do Millenium BIM NIB n0 000100000009070819357 ou ATM n0 90708193 em nome de César Rodrigues Diniz.
Obrigações Fiscais: O instrutor da formação César Rodrigues Diniz, encontra - se devidamente inscrito no ISPC (Imposto Simplificado Pequenos Contribuintes nos termos da Lei 5/2009 de 12 de Janeiro) pelo que pode emitir factura e recibo (de livro com contrôle númerico sequencial da Repartição de Finanças do meu domicílio em Moçambique, perfeitamente válido e legal para pagamentos feitos por empresas ou instituições com contabilidade formal documentada, devidamente organizada. Favor indicar o nome da empresa e o respectivo número de NUIT.
Diversos: O instrutor para participantes que frequentem esta formação com sucesso e que sejam desempregados, não garante a possibilidade da frequência de qualquer estágio profissional ou obtenção de emprego, para esse mesmo participante.
MATRICULE - SE AGORA! Esta formação em Moçambique, pode ser ministrada em Língua Portuguesa (“power point” e teste nessa língua) ou Língua Inglesa (“power point” e teste nessa língua), mas em sessões separadas para cada língua.
O conteúdo da formação inclui os seguintes capítulos e sub - capítulos:
• Definição de SOHSTSMAQ;
• Quadro Legal (Moz) de SOHSTSMAQ;
• Quadro Legal (RAS) de SOHST;
• Definição de Saúde Ocupacional;
• Generalidades Acerca de Saúde Ocupacional;
• Definição de Segurança;
• Generalidades Acerca de Segurança;
• Avaliação de Riscos, Matriz de Riscos e Factor(es) de Risco;
• Definição de Higiene e Segurança no Trabalho;
• Generalidades Acerca de Higiene e Segurança no Trabalho;
• Acções Básicas Para Evitar Incidentes;
• Definição de Meio Ambiente e Outro Termos Ambientais;
• Generalidades Acerca de Meio Ambiente;
• Perfil do Representante de SOHSTSMAQ;
• A Reunião do Comité de SOHSTSMAQ;
• Os Deveres do Representante de SOHSTSMAQ;
• Os Direitos do Representante de SOHSTSMAQ;
• Os Direitos de SOHSTSMAQ dos Empregados Para Com o Empregador;
• Os Deveres de SOHSTSMA dos Empregados Para Com o Empregador;
• Princípios de Funcionamento de SOHSTSMAQ;
• Programas Sistemáticos de SOHSTSMAQ;
• Inspecções de SOHSTSMAQ;
• Inspecções V. Auditorias Auditorias V. Inspecções;
• Metódos de Contrôle de SOHSTSMAQ;
• Promoção de SOHSTSMAQ no Local de Trabalho;
• A Natureza Humana e Todos os Incidentes;
• Definição de Qualidade;
• Definições de Contrôle Qualidade, Garantia de Qualidade, Gestão de Qualidade e Sistema de Gestão de Qualidade;
• Os 8 Princípios de Gestão de Qualidade;
• Revisão Final, Conclusões e Encerramento.
FORMAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES
Esta formação tem 164 diapositivos de "Microsoft Power Point" e inclui um teste escrito durante a formação e outro final após a formação. A classificação final do formando é obtida a partir da fusão das classificações dos dois testes. Um manual de formação em papel impresso no qual os 164 diapositivos estarão impressos a cores, (4 por folha de papel A4) que o formando receberá no início da formação, que passará a ser sua propriedade, para referência futura. Dependendo da classificação (nota) obtida (mínimo 60%) no referidos testes, um certificado de competência será ou não emitido. O formando que não atinja a percentagem mínima de 60% terá direito a uma 2a chamada do teste final, no máximo até 30 dias depois da frequência da formação, sem qualquer custo financeiro. Contudo se antes da 2a chamada o formando quiser uma manhã (3 horas) adicional de explicação dos conteúdos da formação, poderá ser feita mas contra o pagamento de um custo a indicar. Em todos os casos, nenhum retorno do valor pago originalmente, será devolvido.
A duração da formação em instalações próprias, será de dois dias úteis - manhã e tarde = 16 horas com direito a 4 intervalos com café, chá ou água, biscoitos, bolachas e um almoço volante para cada participante, em cada um dos dois dias da formação, cujo valor estará incluído no valor inicialmente pago pelo formando para assistir à formação.
Objectivo da Formação: Para fazer os participantes compreenderem os conceitos de investigação de acidentes de uma maneira isenta, independente e éticamente saudável, de forma a que sejam capazes de:
Objectiva e colectivamente identificar todas as causas, que contribuiram para a ocorrência do acidente;
Recolher informação, sobre o acidente ocorrido;
Analisar a informação recolhida e estabelecer a inter - relação entre os diversos factores ou causas que originaram o acidente, agora a ser investigado;
Determinar as causas imediatas e de raiz dos eventos ou circunstâncias, que deram origem ao acidente ocorrido;
Desenhar planos apropriados para prevenir a ocorrência no futuro de acidentes parecidos ou similares.
Criar na força de trabalho da empresa, a percepção de que investigação de acidentes, ajuda a prevenir outros acidentes no futuro, tanto similares como diferentes dos já ocorridos;
Demonstrar e provar que a empresa que promove a realização ou paga a formação para os seus trabalhadores está preocupada com todos e quaisquer acidentes que possam ocorrer, assim como com os benefícios decorrentes da investigação a acidentes já feita.
Esta Formação Destina - se a: A qualquer trabalhador que pretenda capacitar -se nesta área específica de Higiene e Segurança no Trabalho (Safety) ou que pertença a qualquer nível hierárquico na empresa onde trabalha e que domine bem as técnicas de redacção de textos, sem as quais nunca poderá escrever o Relatório de Investigação de Acidente final, de qualquer investigação que fizer.
Preço: O preço de lista público, em instalações próprias, por participante individual será 30.000,00 Meticais (Trinta Mil Meticais) pago antes da formação começar a ser ministrada, e que dará direito ao participante ao manual de formação impresso a cores, 4 intervalos com café e biscoitos e bolachas e 2 almoços volantes durante os 2 dias de duração da formação.
Contudo o preço indicado no parágrafo anterior poderá ser negociado com tendência a reduzir significativamente se:
Uma qualquer empresa, instituição ou parte interessada, disponibilizar instalações (sala de formação) para ministrar a formação;
Uma qualquer empresa, instituição ou parte interessada, prever um número elevado de formandos a participar, acima de vinte e cinco (25);
Uma qualquer empresa, instituição ou parte interessada imprimir ao seu custo, todos os manuais de formação dos participantes a formar, necessários;
Uma qualquer empresa, instituição ou parte interessada, fornecer já confecionada as bebidas e comidas necessárias aos intervalos da manhã e tarde e aos dois almoços durante a formação.
Quando: A formação poderá ser feita em Maputo no Bairro Central em instalações próprias, em qualquer data a combinar, se houver no minímo duas inscrições pagas adiantamente, isto é confirmadas. Poderá também ser feita, em data a agendar, em qualquer outro ponto de Moçambique, desde que o interessado nesse ponto do país (empresa, instituição ou não) crie todas as condições logistícas necessárias para ministrar a formação, que serão negociadas caso a caso, dependendo onde geográficamente se localiza o local.
Pagamentos: Podem ser feitos por transferência bancária sem qualquer tipo de prestações ou pagamentos parciais depositando na conta do Millenium BIM NIB n0 000100000009070819357 ou ATM n0 90708193 em nome de César Rodrigues Diniz.
Obrigações Fiscais: O instrutor da formação César Rodrigues Diniz, encontra - se devidamente inscrito no ISPC (Imposto Simplificado Pequenos Contribuintes nos termos da Lei 5/2009 de 12 de Janeiro) pelo que pode emitir factura e recibo (de livro com contrôle númerico sequencial da Repartição de Finanças do meu domicílio em Moçambique, perfeitamente válido e legal para pagamentos feitos por empresas ou instituições com contabilidade formal documentada, devidamente organizada. Favor indicar o nome da empresa e o respectivo número de NUIT.
Diversos: O instrutor para participantes que frequentem esta formação com sucesso e que sejam desempregados, não garante a possibilidade da frequência de qualquer estágio profissional ou obtenção de emprego, para esse mesmo participante.
MATRICULE - SE AGORA! Esta formação em Moçambique, pode será ministrada tanto em Língua Portuguesa (‘’power point” e teste nessa língua) como em Língua Inglesa (“power point” e teste nessa lïngua), mas sempre em sessões separadas para cada língua.
O conteúdo da formação inclui os seguintes capítulos e sub - capítulos:
• Introdução;
• Definição de um Acidente;
• Acidente ou Incidente;
• Definição de um Quase Acidente;
• Gravidade dos Prejuízos de um Acidente;
• Definição de Acto Inseguro;
• As 3 Modalidades do Acto Inseguro;
• Definição de Condição Insegura;
• Relação dos Acidentes Com Fenómenos Naturais;
• Tipos de Energia Incontrolável Que Dá Origem a Acidentes;
• Porque é Que as Pessoas Tem Receio de Reportar Acidentes;
• O Que é Que um Investigador de Acidentes Deve Saber;
• Porque se Investiga um Acidente;
• Perfil do Líder de uma Equipa de Investigação de Acidente;
• Perfil de um Membro de uma Equipa Investigação de Acidente;
• Quando se Deve Iniciar a Investigação de um Acidente;
• Quem Deve Nomear os Investigadores;
• Causas de Acidentes – Teoria do Dominó;
• As 5 Fases de Investigação de um Acidente;
• Proporção Directa entre o Magnitude do Acidente/Número Investigadores;
• O Metódo Finlandês de Investigação de Acidentes;
• Técnica dos 4 Pontos a Ser Usada na Fase de Análise da Investigação;
• Identificação de Causas Imediatas e De Raiz de um Acidente;
• Técnica dos 5 Porquês na Fase de Análise de Uma Investigação;
• Como Fazer Recomendações em uma Investigação de Acidente;
• Como Preparar o Relatório Final da Investigação de um Acidente;
• Responsabilidades de Quem Deve Implementar Recomendações Feitas;
• Processo de Melhoria Contínua - Menos Acidentes Após Investigação;
• Conclusões Finais do Relatório de Investigação de Acidente;
• Revisão Final, Conclusões e Encerramento da Formação.
FORMAÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO DE RISCOS QUALITATIVOS
A formação é constituída por 35 slides de "Microsoft Power Point". O respectivo conteúdo inclui a definição, componente, avaliação, análise, gestão, aplicação de técnicas sobre riscos.
Objectivo da Formação: Capacitar os participantes a diminuir, evitar ou minimizar consequências dos riscos de potenciais acidentes a que os trabalhadores estão expostos, para executar qualquer tarefa, das mais simples às mais complexas, com maior rapidez e precisão.
Esta Formação É Destinada: Aqueles trabalhadores que tem de executar tarefas em estabelecimentos industriais e obras de construção civil, sem prejuízo de quaisquer outras tarefas que tenham de ser executadas em outros locais. É recomendado em centros de trabalho, que já tenham Comissões de Higiene e Segurança no Trabalho a funcionar, o que indica que para os membros da respectiva força de trabalho, Higiene e Segurança no Trabalho não é assunto “novo”. Cada participante tem direito a um manual da formação, para futura referência, quando de regresso ao posto de trabalho. A formação inclui os seguintes capítulos:
• Objectivos da Formação;
• Definição de Riscos;
• Componente(s) do Risco;
• Exemplos de Atitudes e Comportamentos Arriscados;
• Porque se Avaliam os Riscos Qualitativamente;
• Análise, Gestão e Avaliação de Risco;
• Quando Devemos Fazer a Avaliação de Riscos;
• Avaliacão de Riscos Quantitativa. O que é, Diferença Para a Qualitativa;
• Que Acontece Quando Não Se Avaliam Riscos;
• Quem Deve Estar Envolvido na Avaliação de Riscos;
• Recomendações Para Que a Avaliação Seja Productiva.
• Percepção das Pessoas dos Riscos;
• Sumário Conclusão e Encerramento.
FORMAÇÃO SOBRE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO PARA TRABALHADORES DO PORTO (TERMINAL CONTENTORES DA DP WORLD)
A formação é constituída por 96 slides de "Microsoft Power Point". O respectivo conteúdo inclue conceitos básicos de Higiene e Segurança no Trabalho, para os participantes, trabalhadores com ou sem experiência nos trabalhos na terminal de contentores, em particular o desempacotamento de viaturas e o que cada um deve fazer para controlar cada um dos riscos operacionais dessas actividades, como por exemplo; evitar acidentes, usar equipamento de protecção individual, procedimentos ou regras de Higiene e Segurança no Trabalho, para empregados de utilizadores da Terminal de Contentores da DP World no porto de Maputo.
Objectivo da Formação: Levar ao conhecimento de trabalhadores sem experiência tanto de trabalho como de Higiene e Segurança no Trabalho, conceitos básicos desta matéria e técnicas especifícas aplicáveis, às tarefas efectuadas na carga e descarga de contentores e outros tipos de carga de e para navios.
Esta Formação É Destinada: Aqueles trabalhadores com pouca ou nenhumas habilitações académicas ou sem experiência profissional anterior no trabalho, ou que se candidatam ou fazem trabalho na estiva no Porto de Maputo na terminal de contentores operada pela DP World, que reconhece o conteúdo desta formação e só permitem, que na respectiva terminal, trabalhem trabalhadores cujo certificado de frequência desta formação, é emitido por quem o ministre, óbviamente depois de o frequentarem. A formação inclui os seguintes capítulos:
• Introdução a Conceitos de Higiene e Segurança no Trabalho;
• Quadro Legal de HST em Moçambique;
• Informação Sobre Incidentes; Noção e Identificação de Riscos;
• Riscos de Operações de Estiva; Contrôle de Riscos Operações Estiva;
• Equipamento de Protecção Individual;
• Politícas, Procedimentos e Regras da DP World;
• Sumário Conclusão e Encerramento.
FORMAÇÃO SOBRE HIGIENE E USO DE SERINGAS E AGULHAS
A formação é constituída por 68 slides de "Microsoft Power Point". O respectivo conteúdo inclui conceitos básicos dos efeitos de injecções seguras e inseguras. Regras, riscos e práticas seguras de manuseamento de seringas e agulhas antes e depois de usar. Injecções sub cutâneas e intramusculares, metódos de tratamento de lixo médico e pontos chave seguros a ter presentes.
Objectivo da Formação: Levar ao conhecimento de trabalhadores sem experiência de trabalho com seringas e agulhas, conceitos básicos acerca de higiene e segurança no trabalho aplicável, assim como as consequências negativas que podem advir para a saúde pública e dos pacientes, o uso inadequado de tais instrumentos.
Esta Formação É Destinada: A trabalhadores masculinos ou femininos em geral, especialmente aqueles que são selecionados para participar em campanhas de vacinação, sem distinção hierárquica com o objectivo de aumentar os respectivos conhecimentos em uma àrea específica pouco conhecida da Higiene e Saúde Ocupacional. A formação inclui os seguintes capítulos:
• Conceito de Injecção Segura e Insegura;
• Consequências de Injecções Inseguras e Regras Segurança em Injecção;
• Riscos do Re - Uso de Seringas e Agulhas;
• Prácticas Prejudicais;
• Minimizando Riscos de Manuseamento de Seringas e Agulhas;
• Injecções Sub Cutâneas e Intramusculares;
• Metódos de Tratamento de Lixo Médico;
• Pontos Chave Seguros a Ter Presentes;
• Sumário Conclusão e Encerramento.
FORMAÇÃO SOBRE “SAVA”® HIG. E SEGUR. NO TRABALHO AVANÇADA
Esta formação é constituída por 67 slides de "Microsoft Power Point". O respectivo conteúdo inclui conceitos básicos sobre quadro legal de HST no país, maior ou menor importância no passado e no presente, evolução, auditorias e auditores de Higiene e Segurança no Trabalho. Definição causas e conceitos sobre acidentes, atitudes recomendadas e definição, componentes, identificação, gestão e avaliação de risco.
Objectivo da Formação: Levar ao conhecimento de trabalhadores já com alguma experiência e conhecimentos básicos de higiene e segurança no trabalho a conceitos mais avançados desta matéria. Contribui para um maior aumento da productividade da força de trabalho.
Esta Formação É Destinada: Aqueles trabalhadores que tenham um mínimo de conhecimentos de programas de Higiene e Segurança no Trabalho, tanto teórico como práctico, incluindo a respectiva aplicação no terreno, no respectivo local de trabalho, como o próprio nome da formação indica. É recomendado em centros de trabalho, que já implementaram programas nesta área e tem o objectivo de constituir "reciclagem" ou "lembrança" para os trabalhadores, membros das Comissões de Higiene e Segurança no Trabalho, sobre o que importa saber, para continuar aplicar com sucesso os procedimentos, regras etc. relacionados com a área referida. A formação inclui os seguintes capítulos:
• Quadro Legal da Higiene e Segurança no Trabalho;
• Maior ou Menor Importân. da Hig. e Segur. no Traba, Passado e Presente;
• Modelo de Sucesso de um Centro de Trabalho;
• Auditorias de Higiene e Segurança no Trabalho;
• Evolução da H. e S. no T. de 1800 a 2007;
• Definição Causas e Conceitos Sobre Acidentes;
• Atitudes Recomendadas;
• Definição, Componentes, Identificação, Gestão e Avaliação de Risco ;
• Sumário Conclusão e Encerramento.
FORMAÇÃO SOBRE CONDUÇÃO DEFENSIVA E ECO-CONDUÇÃO
Face à alta sinistralidade rodoviária em Maputo, em particular e Moçambique em geral, em operações com veículos ligeiros e pesados, é a origem de acidentes e consequentes prejuízos humanos e materiais para as actividades particulares e empresariais de qualquer nível a maior origem de perdas. Para controlar, minimizar ou mesmo eliminar este tipo de eventos indesejáveis, tenho esta formação que é constituída por 99 diapositivos de "Microsoft Power Point", na sua versão em língua inglesa e 135 diapositivos de "Microsoft Power Point", na sua versão em língua portuguesa, que incluem vídeos e fotos relacionados com origens, causas e consequências de acidentes. Inclui uma prova práctica em teste de condução real, para cada um dos participantes, para o que é preciso uma viatura da empresa onde a formação se realiza, para ser usada no final da parte teórica.
Objectivo da Formação: Capacitar os participantes a dominarem técnicas de prevenção de acidentes, de condução ambientalmente mais ecológica, a prestarem mais atenção à condução em serviço ou particular e a ficarem cientes dos riscos que correm, e o que podem fazer, para conduzindo com segurança, eliminar prejuízos humanos e materiais resultantes de acidentes de viação.
Esta Formação É Destinada: Aqueles trabalhadores que conduzam não profissionalmente carro próprio ou da empresa, bem como aqueles que conduzem profissionalmente tanto ligeiros como pesados em vias públicas. Cada participante receberá um Certificado Individual de Participação para melhor motivá - los. A formação inclui os seguintes capítulos:
• Riscos Perigos e Acidentes;
• Definição de Condução Defensiva;
• Definição de Eco-Condução;
• Veículo e Sua Manutenção Periódica;
• Acessórios Com Impacto Na Segurança Rodoviária Como Pneus, Cinto de
Segurança, Sistema de Iluminação, Travões, Espelhos Retrovisores;
• Manobras de Marcha à Ré, Inversão de Marcha e Ultrapassagem;
• Consequências Abuso de Alcóol e Drogas na Condução;
• Sinalização Pública, Limites de Velocidade;
• Curvas, Declives, Ultrapassagens, Bermas, Cruzamentos C/ e S/ Sinalização;
• Nevoeiro, Fumo, Penumbra, Consequências de Acidentes;
• Teste Teórico e Verbal do Condutor Defensivo;
• Responsabilidades do Condutor Defensivo;
• Vantagens da Eco-Condução;
• Conselhos Prácticos Sobre Eco-Condução;
• Teste Práctico de Condução Real e Encerramento.
FORMAÇÃO SOBRE PRACTICABILIDADES DO CÓDIGO DA ESTRADA EM MOÇAMBIQUE
Face à alta sinistralidade rodoviária em Maputo, em particular e Moçambique em geral, em operações com veículos ligeiros e pesados, uma das causas geralmente pouco identificadas é o desconhecimento dos condutores sobre o que diz o Código de Estrada, sobre um determinado ponto em disputa com outro condutor, sobretudo aqueles condutores que tiraram carta há uns anos e que acham que não mais precisam de estudar código. Esta formação de 61 slides de "Microsoft Power Point" permite reavivar a memória do condutor.
Objectivo da Formação: Levar ao conhecimento dos participantes, em discurso directo através de dialógo entre o formador e formandos as matérias realmente importantes deste documento legal em vigor nas estradas públicas e mais do que isso chamar á atenção para as 24 alterações chave, que serão introduzidas em 2009 ou 2010, com vista a harmonizar o documento com as regras de trânsito em vigor nos países da SADC, no âmbito da respectiva integração.
Esta Formação É Destinada: Aqueles trabalhadores que conduzam carros pesados ou ligeiros, propriedade da empresa em serviço, mas também aqueles que sendo trabalhadores de qualquer nível hierárquico, conduzam o seu próprio carro em estradas públicas, tendo os seguintes capítulos:
• Definição do Código da Estrada;
• Objectivo do Código da Estrada;
• Acidentes de Viação;
• Causas de Acidentes de Viação;
• Consequências Materiais e Humanas;
• Regulamentação, Ordenamento e Fiscalização do Trânsito;
• Sinalização nas Vias Públicas;
• Classificação dos Veículos;
• Sinais dos Condutores;
• Cinto de segurança;
• Velocidade de circulação;
• Prioridade de Passagem;
• Cruzamento de Veículos;
• Ultrapassagem de veículos;
• Mudança de Direcção;
• Inversão do sentido de marcha;
• Marcha à ré;
• Paragem e estacionamento;
• Iluminação;
• Travões;
• Medidas dos rodados;
• Auto estradas, pistas especiais e obras de arte rodoviárias;
• Estradas concessionadas;
• Chapas de matrícula;
• Inspecções a veículos;
• Documentos;
• Responsabilidade civil e criminal;
• Proibição total de conduzir;
• Manobras perigosas;
• Cobrança de multas;
• Novo código da estrada (24 alterações novas e chave)
• Sumário Conclusão e Encerramento.
FORMAÇÃO SOBRE INDUÇÃO EXTENDIDA EM H.S.T.
Face à elevada falta de conhecimentos sobre higiene e segurança no trabalho da maioria do operariado moçambicano, foi criada esta formação que engloba no respectivo conteúdo, um pouco das várias disciplinas, que é necessário dominar, para evitar acidentes de trabalho, em actividades productivas com particular destaque nos ambientes industriais e de construção civil, onde os riscos são muito elevados. Para controlar, minimizar ou mesmo eliminar este tipo de acidentes de trabalho, mas também todos os outros tenho esta formação que é constituída por 123 slides de "Microsoft Power Point".
Objectivo da Formação: Levar ao conhecimento dos participantes, sem qualquer experiência anterior em higiene e segurança no trabalho, conceitos básicos destas matérias, em tarefas comuns, sobretudo em ambientes de trabalho industriais e de construção civil onde ocorrem muitos acidentes, com muita frequência.
Esta Formação É Destinada: Aqueles trabalhadores com habilitações académicas básicas, mas altas ou médias capacidades para trabalho manual repetitivo e sem nenhum ou quase nenhum conhecimentos sobre como prevenir acidentes e não estejam habituados a programas formais de higiene e segurança no trabalho. Esta formação tem os seguintes capítulos:
• Introdução a Conceitos Gerais de Higiene e Segurança no Trabalho;
• Quadro Legal de HST em Moçambique;
• Definição de Causas e Reporte de Acidentes;
• Equipamento de Protecção Individual;
• Escorregamentos, Tropeços e Quedas;
• Mãos, Dedos, Olhos e Ouvidos;
• Limpeza e Arrumação;
• Utilização de Ferramentas Manuais;
• Utilização de Ferramentas Eléctricas e Hidraúlicas;
• Uso Seguro de Escadotes;
• Verificações a Efectuar Antes de Começar Qualquer Actividade;
• Cartão de Paragem de Actividades Inseguras;
• Sumário Conclusão e Encerramento.
FORMAÇÃO SOBRE MANUSEAMENTO MANUAL DE CARGAS
Quando a carga manual é erradamente manuseada, os trabalhadores que a manusearam, muitas vezes, sofrem a médio e a longo prazo, nas respectivas vidas as consequências negativas no respectivo estado de saúde. Esta formação pretende ensinar - lhes, como devem fazer, para que as tais consequências ou não se manifestem, ou se se manifestarem que o seja muito mais tarde, na respectiva idade cronólogica. Esta formação é constituída por 48 slides de "Microsoft Power Point".
Objectivo da Formação: Levar ao conhecimento dos participantes, as medidas preventivas que devem tomar, se o respectivo trabalho estiver relacionado com o manuseio de cargas manualmente, com frequência, com vista a minimizar ou mesmo eliminar, efeitos perniciosos na saúde dos trabalhadores.
Esta Formação É Destinada: Aqueles trabalhadores que no exercício das respectivas funções tenham necessidade de manusearem com frequência, manualmente cargas pesadas, tendo os seguintes capítulos:
• Definição de Manuseamento Manual de Cargas;
• Regras de Boas Prácticas de Manuseamento;
• Procedimentos Adequados e Inadequados;
• Riscos de Manuseamento Manual de Cargas;
• Recomendações Para o Manuseamento Manual de Cargas;
• Equipamento Auxiliar de Manuseamento Manual de Cargas;
• Conclusão e Encerramento.
FORMAÇÃO SOBRE OPERAÇÕES DE LEVANTAMENTO MECÂNICO
Operações de levantamento usando equipamento mecânico, fixo, com rodas ou lagartas (guindastes) têm elevados riscos, que se geridos erradamente, podem originar acidentes com ferimentos de carácter permanente ou até morte, para não mencionar elevados prejuízos materiais, se uma carga, cair ao solo por qualquer razão. Esta formação é constituída por 70 slides de "Microsoft Power Point".
Objectivo da Formação: Levar ao conhecimento dos participantes, as medidas preventivas que devem tomar, se o respectivo trabalho estiver relacionado com operações de levantamento mecânico raras ou frequentes.
Esta Formação É Destinada: Aqueles trabalhadores, que no exercício das respectivas funções tenham necessidade de operar qualquer tipo de dispositivo mecânico, hidraúlico ou eléctrico de levantamento, tendo os seguintes capítulos:
• Quadro Legal de HST em Moçambique;
• Definição de Operações de Levantamento;
• Definição de Acidentes em Operações de Levantamento;
• Gestão de Riscos em Operações de Levantamento;
• Riscos Potenciais e o Respectivo Contrôle;
• Metódos de Contrôle;
• Causas de Acidentes e Padrões de Segurança Nacionais e Internacionais;
• Equipamento de Protecção Individual;
• Guindastes e Equipamento de Levantamento;
• Sinalização Convencional;
• Sumário Conclusão e Encerramento.
FORMAÇÃO SOBRE MANUSEAMENTO DE PRODUTOS QUIMÍCOS
Productos quimícos no estado sólido, liquído ou gasoso, alguns com potencial para causar morte, se erradamente manuseados, são cada vez mais usados, em vários processos indústriais de fabrico dos muitos artigos de consumo, que o mercado hoje globalizado, exige que estejam à venda. Esta formação é constituída por 86 diapositivos de "Microsoft Power Point".
Objectivo da Formação: Levar ao conhecimento dos participantes, as medidas preventivas que devem tomar, se o respectivo trabalho estiver relacionado com o manuseamento de produtos quimícos.
Esta Formação É Destinada: Aqueles trabalhadores que no exercício das respectivas funções tenham necessidade de manusear productos quimícos específicos à actividade da empresa cliente e o respectivo conteúdo, inclui os seguintes capítulos:
• Quadro Legal de HST em Moçambique;
• Introdução aos Productos Químicos;
• Productos Químicos Usados na Empresa Cliente;
• Definição de Acidentes Com Produtos Químicos;
• Vias de Entrada de Contaminações Com Produtos Químicos;
• Causas de Acidentes Com Productos Químicos;
• Regras Para Evitar Acidentes;
• Responsabilidades de Todos no Manuseio Seguro;
• Resíduos Químicos e Respectivas Características;
• FISQ-MSDS Rótulo de Segurança e Ficha de Emergência;
• Gestão, Tipos, Contrôle e Classes de Riscos;
• Equipamento de Protecção Individual e Colectiva;
• Outros Metódos de Protecção Individual;
• Sumário Conclusão e Encerramento.
FORMAÇÃO SOBRE TRABALHOS EM ALTURAS
Os trabalhadores que no exercício das suas funções, tem necessidade de trabalhar frequentemente em alturas, estão óbviamente sujeitos a quedas com potencial para originar ferimentos de carácter temporário ou permanente (amputações) ou até morte. Esta formação é constituída por 63 slides de "Microsoft Power Point".
Objectivo da Formação: Levar ao conhecimento dos participantes, as medidas preventivas que devem tomar, se o respectivo trabalho estiver relacionado com trabalhos em alturas.
Esta Formação É Destinada: Aqueles trabalhadores que no exercício das respectivas funções tenham necessidade de trabalhar em pontos altos, independentemente da frequência que tal necessidade ocorrer. O respectivo conteúdo contêm os seguintes capítulos:
• Quadro Legal de HST em Moçambique;
• Definição de Trabalho em Alturas;
• Definição de Acidentes em Trabalhos em Alturas;
• Gestão de Riscos de Quedas;
• Riscos Mais Elevados e Contrôle;
• Outros Metódos de Contrôle;
• Causas de Acidentes e Padrões de Trabalho em Alturas;
• Equipamento Anti Queda e de Protecção Individual;
• Conclusão e Encerramento.
FORMAÇÃO SOBRE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO EM ESCRITÓRIOS
Frequentemente, assume - se que os escritórios de qualquer empresa são seguros, pelo que não é necessário que o pessoal que lá trabalha, tenha conhecimento sobre higiene e segurança no trabalho, até ao dia em que ocorrer um acidente com consequências graves humanas ou materiais. Esta formação é constituída por 88 slides de "Microsoft Power Point".
Objectivo da Formação: Levar ao conhecimento dos participantes, as medidas preventivas, para evitar acidentes de trabalho, se a respectiva actividade, estiver relacionada com trabalho em escritórios.
Esta Formação É Destinada: A todos aqueles trabalhadores, independentemente da hierarquia, que trabalham em escritórios. O respectivo conteúdo contêm os seguintes capítulos:
• Porquê HST nos Escritórios;
• Introdução a Conceitos Gerais de Higiene e Segurança no Trabalho;
• Quadro Legal de HST em Moçambique;
• Causas Gerais e Registos de Acidentes;
• Introdução de HST nos Escritórios;
• Objectivos de um Programa de HST nos Escritórios;
• Estágios de um Programa de HST nos Escritórios: Plano de Emergência; Ergonomia
Básica, Gestão de Stress dos Trabalhadores, Segurança em Sistemas Eléctricos,
Condições Ambientais, Avaliações Periódicas do Programa;
• Sumário Conclusão e Encerramento.
FORMAÇÃO SOBRE HIGIENE E SEGURANÇA EM TRABALHOS COM ELECTRICIDADE
Dada a tendência natural da electricidade, de chegar à terra, desde que tenha um condutor, mesmo que esse condutor seja o corpo de um ser humano ou animal, muitos acidentes denominados como sendo, electrocução ocorrem originando ferimentos e deformações graves, mas também frequentemente morte. Esta formação é constituída por 58 slides de "Microsoft Power Point".
Objectivo da Formação: Levar ao conhecimento dos participantes, as medidas preventivas que devem tomar, se o respectivo trabalho estiver relacionado com electricidade de alta, média ou baixa tensão, de maneira a eliminar ou minimizar acidentes.
Esta Formação É Destinada: A todos aqueles trabalhadores, independentemente da hierarquia, que trabalham com electricidade. O respectivo conteúdo contêm os seguintes capítulos:
• Quadro Legal de HST em Moçambique;
• Definição de Trabalho Com Electricidade;
• Definição de Acidentes Com Electricidade;
• Causas Gerais de Electrocução;
• Riscos Mais Elevados e Contrôle;
• Outros Metódos de Contrôle;
• Causas de Acidentes Por Electrocução;
• Equipamento de Protecção Individual;
• Equipamento Para Trabalhos Com Electricidade;
• Sumário Conclusão e Encerramento.
FORMAÇÃO SOBRE PERCEPÇÃO, IDENTIFICAÇÃO E CONTRÔLE DE RISCOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A formação é constituída por 81 slides de "Microsoft Power Point". O respectivo conteúdo inclue conceitos básicos de Higiene e Segurança no Trabalho, para os participantes, trabalhadores com ou sem experiência da construção civil, e o que cada um deve fazer evitar acidentes, usar equipamento de protecção individual, etc.
Objectivo da Formação: Levar ao conhecimento de trabalhadores sem experiência tanto de trabalho como de Higiene e Segurança no Trabalho, conceitos básicos desta matéria, especifícos às tarefas na construção civil.
Esta Formação É Destinada: Aqueles trabalhadores com poucas ou nenhumas habilitações académicas ou sem experiência profissional anterior no trabalho de construção civil, que se candidatam ou fazem trabalho na construção civil. A formação inclui os seguintes capítulos:
• Introdução a Conceitos de Higiene e Segurança no Trabalho;
• Quadro Legal em Moçambique;
• Definição, O Triâgulo de Frank Bird, Causas e Reporte de Acidentes, Custos de
Acidentes, Metódos Para Prevenir Acidentes, Investigação de Acidentes;
• Percepção de Riscos Fatais na Construção Civil;
• Identificação de Todos os Tipos de Riscos na Construção Civil;
• Contrôle de Riscos Fatais na Construção Civil;
• Contrôle de Riscos Não Fatais na Construção Civil;
• Uso de Ferramentas Manuais e Com Fontes de Energia Próprias, Bem Como Escadotes na
Construção Civil;
• Equipamento de Protecção Individual na Construção Civil;
• Sumário Conclusão e Encerramento.
FORMAÇÃO SOBRE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO CENTRADA NO USO PELOS TRABALHADORES DE EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
A formação é constituída por 106 diapositivos de "Microsoft Power Point". O respectivo conteúdo inclue conceitos gerais de Introdução a Higiene e Segurança no Trabalho, definição e tratamento debaixo da óptica de Higiene e Segurança no Trabalho dos acidentes e respectivas 3 causas gerais, para além de uma descrição de item por item do Equipamento de Protecção Individual (EPI) usado, respectivas regras e procedimentos, uso e o que mais fôr relevante na empresa que contratar esta formação.
Objectivo da Formação: Levar mas sobretudo reforçar o conhecimento dos trabalhadores sobre o potencial de redução, minimização e diminuição de acidentes nos respectivos locais de trabalho se usarem o Equipamento de Protecção Individual (EPI), assim como características de cada item e porque deve ser usado.
Esta Formação É Destinada: A todos os trabalhadores sem qualquer distinção hierárquica onde se constatem um número de acidentes mais elevado cujas causas apontem para o não uso de Equipamento de Protecção Individual (EPI), assim como outros centros de trabalho que antes dos acidentes comecarem a ocorrer, queiram actuar preventivamente com especial enfoque no Equipamento de Protecção Individual (EPI), necessário à respectiva actividade. A formação inclui os seguintes capítulos:
• Introdução a Conceitos de Higiene e Segurança no Trabalho;
• Quadro Legal em Moçambique;
• Política de Higiene e Segurança no Trabalho da Empresa Cliente;
• Definição e Obrigatoriedade de Reportar Acidentes e Causas Gerais dos Mesmos;
• Definição e uso de Equipamento de Protecção Individual (EPI) na Empresa
Cliente;
• Acidentes Mais Comuns Devido ao Não Uso de EPI - Escorregamentos, Tropeços e
Quedas;
• Acidentes Mais Comuns Devido ao Não Uso de EPI - Mãos, Dedos, Olhos e
Ouvidos;
• Acidentes Mais Comuns Devido ao Não Uso de EPI - Arrumação e Limpeza;
• Acidentes Mais Comuns Devido ao Não Uso de EPI - Utilização de Ferramentas
Manuais e Eléctricas;
• Acidentes Mais Comuns Devido ao Não Uso de EPI - Uso Seguro de Escadotes;
• Acidentes Mais Comuns Devido ao Não Uso de EPI - Permissão de Trabalho;
• Acidentes Mais Comuns Devido ao Não Uso de EPI – Verificações ou Reunião
Antes do Início de Qualquer Actividade (Safety Briefing);
• Sumário Conclusão e Encerramento.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS - INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTE
Tenho capacidade técnica, para efectuar investigação a acidente que tenha ocorrido, através da apresentação de um relatório formal dentro de um prazo pré - determinado onde constará um sumário executivo, contendo a descrição dos pré - eventos que deram origem ao acidente, os eventos do próprio acidente onde óbviamente se concentrará e os eventos pós acidente. Causas imediatas, de raiz factores contributivos, recomendações e acccões correctivas a tomar constarão do
relatório da investigação. A nossa investigação será feita de uma maneira académica, com serenidade, tão rápida quanto fôr possível, mas com tempo suficiente para se obter uma imagem completa do que aconteceu, para prevenir a re - ocurrência do acidente no mesmo ou outro local onde tenha ocorrido.
Tomar em consideração que quanto mais depressa o investigador chegar ao local onde o acidente tenha ocorrido, mais fácil será a investigação. É necessário um depósito imediato de pelo menos 40 a 50% do custo da investigação no acto da nomeação do investigador para investigar o acidente ocorrido.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS – PROJECTO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO MOSECAP1
Tenho capacidade técnica, para implementar um sistema formal e documentado de Higiene e Segurança no Trabalho, em qualquer empresa, independentemente do tamanho da actividade productiva ou de negócios, desde que se tome em consideração o princípio de que quanto maior a actividade, mais tempo demora a implementação. O trabalho inicial de implementação começará a ser feito pelo próprio, na sequência de um cronograma de acções (Gantt Chart) com datas limite de implementação a serem atingidas e a empresa tem de estar preparada para atribuir na forma de investimento na sua própria expansão, recursos humanos e financeiros ao projecto, à medida que o nível de implementação aumentar e fôr concluído. As vantagens para a empresa a médio ou a longo prazo serão:
• Reduzir acidentes e incidentes, com resultado das actividades operacionais da empresa que contractar o serviço, que provocam prejuízos humanos e materiais, cuja quantificação em termos de valor, é muitas vezes difícil de determinar;
• Melhorar a eficiência e productividade da empresa, com redução efectiva de custos operacionais, a médio e a longo prazo, devido aos efeitos do constante no parágrafo anterior, e melhorar para niveís cada vez mais altos a imagem pública da mesma;
• Tornar a mesma um modelo a ser seguido, por empresas congéneres de actividades operacionais diferentes ou idênticas, exercidas na mesma “arena de tarefas”, e com as quais as actividades operacionais da empresa que contratou o serviço, tenha um intercâmbio directo ou indirecto.
Para Mais Informações Contacte:
César Rodrigues Diniz
Auditor Acreditado de Higiene e Segurança no Trabalho - Licença n0 95JHB00002
Telefone Fixo: 21 313 296
Telefone Móvel: 82 480 4240
Endereço Correio Electrónico: dinizcr@gmail.com
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário